Colação de Grau

A Colação de Grau Oficial é organizada e realizada pelos Centros de Ensino nos termos da Resolução nº. 10/2022 - CEPE. A cerimônia pode ser realizada para cada Curso individualmente ou em conjunto e ocorrerá após o fim do semestre letivo, em uma data dentro do período previsto no Calendário Acadêmico.

• Período para Colação de grau 2024/1 - 01/08 a 06/09/2024
  • Período para Colação de grau 2024/2 - 08/01 a 25/02/2025

Os formandos devem escolher os representantes das turmas e estes devem entrar em contato com direcao.cce [at] ufes.br (subject: Cola%C3%A7%C3%A3o%20de%20Grau) para definição das datas de colação e demais detalhes da cerimônia.
Toda organização da vestimenta, escolha e convite dos patronos, paraninfos e homenageados é de responsabilidade da turma de formandos, sendo também de responsabilidade da turma informar a Secretaria do CCE (direcao.cce [at] ufes.br (subject: Cola%C3%A7%C3%A3o%20de%20Grau) (direcao.cce@ufes.b)) os nomes dos patronos, paraninfos e homenageados para inclusão no roteiro de colação de grau. Cada curso pode escolher o seu patrono, paraninfo e homenageados.

Após a cerimônia de Colação de Grau, os centros têm 05 dias úteis para encaminhar à Prograd a Ata de Colação de Grau e a Prograd tem até 05 dias úteis para "formar" o estudante no sistema. Após formado no sistema, o estudante terá acesso à Certidão de Colação de Grau por meio do Portal do Aluno.

Com o que devo me preocupar?

• - Conferir os dados cadastrais no Portal do Aluno;
  • - Conferir seu histórico escolar;
  • - Comparecer à Cerimônia no dia e hora marcada.

Você não precisa fazer a solicitação de colação de grau, apenas verificar os itens acima. Caso haja algum problema com os itens acima, procure imediatamente a Secretaria Acadêmica, ou entre em contato pelo e-mail academica.cce [at] ufes.br ou ligue 27 4009 2478 ou 2482.

Verificação do histórico escolar:

• - Verifique se toda a carga horária necessária para colação de grau foi cumprida (no final do histórico).
  • - Caso falte horas de atividades complementares, acesse https://cce.ufes.br/atividades-complementares e siga as instruções.
  • - Caso falte realizar algum aproveitamento de estudos, acesse este site e siga as orientações.
  • - O Estudante só estará apto a colar grau após o registro no histórico escolar de todos os componentes curriculares obrigatórios, conforme consta no Projeto Pedagógico do seu respectivo Curso, incluindo a regularidade junto ao ENADE/MEC.

Não poderá colar grau o estudante com pendências no histórico escolar (falta de carga horária exigida, atividades complementares, etc.).

Alguns dados cadastrais podem ser alterados pelo próprio estudante, por meio do Portal do Aluno. Para alteração/correção dos demais, o estudante deve solicitar à CMCA/Prograd via Portal de Atendimento com, 15 dias úteis antes da data de Colação de Grau.