WEBINAR "COLÓQUIOS-PPGFIS-UFES" no dia 02/12/2021 às 15h

No dia 02/12/2021 às 15h, teremos a WEBINAR "COLÓQUIOS-PPGFIS-UFES" e contaremos com a apresentação da Dra. Silvia Genaro Motti do Laboratório Clarendon, Física da Matéria Condensada, Universidade de Oxford, Inglaterra.

Título: “Dinâmica de Carga em Perovskitas Semicondutoras”

A Dra. Silvia realizou graduação na Universidade de São Paulo/Brasil e Doutorado no Politecnico di Milano/Itália. Atualmente tem realizado estudos de fotoluminescência, absorção transiente e espectroscopia terahertz em diferentes materiais, em particular em perovskitas.

Resumo: Há cerca de uma década, as primeiras publicações demonstrando alta eficiência em células fotovoltaicas a base de perovskitas híbridas que iniciaram uma revolução sem precedentes na comunidade científica. Além dos resultados promissores, esses materiais também demonstraram diversas propriedades peculiares que ainda não são completamente entendidas. Dois aspectos de particular interesse são a surpreendente tolerância a defeitos e os desafios relacionados à instabilidade do material. Para entender os motivos por trás dos sucessos obtidos até o momento e possibilitar a aplicação comercial em larga escala de dispositivos a base de perovskitas, é essencial entender os tipos de defeitos presentes no semicondutor e o impacto desses defeitos na dinâmica de portadores de carga e nos mecanismos de degradação. Técnicas de espectroscopia resolvida no tempo são ferramentas poderosas para estudar a dinâmica de recombinação e os processos fotofísicos que competem com a extração de energia. Estudos de fotoluminescência, absorção transiente, e espectroscopia terahertz, em combinação com o controle sistemático de condições experimentais, nos permite obter um amplo entendimento das propriedades fundamentais do semicondutor e planejar estratégias inteligentes para otimização de eficiências e estabilidade.

A apresentação pode ser acompanhada pelos seguintes canais:

- Pela página dos colóquios do PPGFis no YouTube -  https://youtu.be/tkl3D5JEtvc

- Pela sala do PPGFis no Jitsi - https://meet.jit.si/ppgfis-ufes

Clique aqui e veja o folder do colóquio.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.