Seminários nos dias 23 e 25/06
Dia 23/06, quarta-feira às 11 horas, teremos mais um seminário do ciclo de palestras sobre Astrobiologia, organizado pela UFES e pela UFOP. Já na próxima sexta-feira, dia 25/06 às 10 h, teremos mais um seminário.
Link para o dia 23/06: https://meet.google.com/xox-xbwv-ybt
Link para o dia 25/06: https://us02web.zoom.us/j/87309346620?pwd=YzdCLzJCRVhkb0tuSGJiV1dHSk9pUT09
Observem os horários dos seminários.
Contamos com a participação de todos(as)!
O seminário do dia 23/06 será ministrado pelo prof. Sérgio Pilling (Univap), tendo como título: "Astroquímica: Entendendo a presença e sobrevivência de moléculas no espaço."
ATENÇÃO! Os interessados em receber regularmente os anúncios dos seminários de astrobiologia devem se registrar na página: https://www.cosmo-ufes.org/astrobioseminars
Resumo: Astroquímica é ciência interdisciplinar na fronteira da química e da astronomia e utiliza abordagens tanto experimentais quanto teóricas e observacionais. Nesse seminário faremos uma viagem ao longo dos assuntos que tratam sobre as moléculas no espaço. Veremos um pouco da formação em ambientes gasosos e gelos, os processos físico-químicos relacionados a elas bem como os processos que levam a sua destruição na presença da radiação ionizante. Além disso, veremos exemplos de observações astronômicas na faixa do infravermelho e rádio. Discutiremos ainda, sobre alguns experimentos de laboratório que simulam a presença de moléculas em ambientes espaciais e a interação dessas com o campo de radiação ionizante espacial. Por fim, falaremos brevemente de algumas pesquisas teóricas na área de astroquímica.
Já no dia 25/06 teremos o seminário de Stéphane Houndjo (Université d'Abomey,in Ben) intitulado: "Modificação das equações de Friedmann pelo uso das derivadas fracionárias: Caso de um Universo em expansão acelerada essencialmente preenchido pela matéria ordinária. "
Resumo: Apresentamos um modelo em qual uma modificação das equações de Friedmann da Cosmologia relativística é feita pela inclusão das derivadas de ordens não inteiras. A ordem de derivação torna-se livre e a intensão é de explicar a recente aceleração do Universo. A técnica de ‘’Last Step Modification’’ dos cálculos fracionários é usada para construir as equações fracionárias da Cosmologia. Os ajustes da ordem de derivação e dos parâmetros cosmográficos fracionários, aos dados da SN Ia mostram que esta simples construção pode explicar a aceleração atual da expansão do Universo sem a necessidade de incluir a energia escura, e com um comportamento do tipo ‘‘MOND’’ usando a aceleração de Milgrom, sem então a consideração da matéria escura.