Seminário no dia 20/05 às 10:00h

Nesta sexta-feira, dia 20/05. às 10 h, teremos o Seminário de Roberto Menezes (Instituto Mauá de Tecnologia) intitulado: "O survey DIVING3D de galáxias brilhantes no universo local: definição e resultados iniciais"

Liink: https://us02web.zoom.us/j/87309346620?pwd=YzdCLzJCRVhkb0tuSGJiV1dHSk9pUT09

Todos são bem-vindos!

Roberto Menezes (Instituto Mauá de Tecnologia)

Resuno: As regiões centrais de galáxias são certamente componentes de considerável importância para essas gigantescas estruturas, já que podem fornecer informações relevantes sobre a sua formação e evolução. Uma das formas mais eficazes para se estudar galáxias e os seus núcleos é através de surveys de grandes amostras de objetos. Nesse seminário, será apresentado o survey Deep IFS View of Nuclei of Galaxies (DIVING3D) de galáxias brilhantes no universo local, cujo objetivo é observar, usando espectroscopia 3D no óptico, as regiões centrais de todas as galáxias do hemisfério sul com magnitude aparente B < 12.0 e com latitude Galáctica |b| > 15°. A amostra completa possui um total de 170 objetos. A maior parte das observações foi feita com o Integral Field Unit (IFU) do Gemini Multi-Object Spectrograph (GMOS), nos telescópios Gemini Norte e Gemini Sul. Algumas observações também estão sendo feitas com o SOAR Integral Field Spectrograph (SIFS), no telescópio SOAR. Além da apresentação do survey DIVING3D, nesse seminário também serão discutidos os principais resultados preliminares obtidos até o momento.