A revista Cadernos de Astronomia discute a física de buracos negros
A revista Cadernos de Astronomia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação (interinstitucional) em Astronomia, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) e Núcleo Cosmo-ufes. Propõe-se a publicar artigos destinados à divulgação científica, história da ciência, ensino e pesquisa em astronomia e áreas correlatas. Com acesso totalmente gratuito, o objetivo é tornar acessível a um amplo público, que inclui estudantes secundários, graduandos e simpatizantes da área, o conhecimento científico relacionado à astronomia, cosmologia e gravitação.
Em cada número uma seção temática traz artigos de especialistas em um determinado tema, explorando o assunto em diferentes níveis técnicos, fornecendo assim material tanto de divulgação científica quanto referências atualizadas, em português, para iniciantes na pesquisa científica da área. Em sua sexta edição, os Cadernos de Astronomia apresentam o estado da arte da física de buracos negros e como se deu a formação desse conhecimento ao longo da história. O leitor poderá entender como a solução mais simples da teoria da relatividade geral levou a complexos debates acerca da existência desses objetos exóticos e do entendimento da própria física gravitacional e suas consequências para todo o cosmo. Espera-se que esses textos possam fornecer um panorama amplo para diversos públicos, não só jovens estudiosos que pretendem se dedicar a este assunto, mas também curiosos em geral que gostariam de entender melhor os buracos negros.
Além da seção temática, os Cadernos de Astronomia também publicam artigos de pesquisa em astronomia e ensino de astronomia, divulgação científica, ciência e sociedade, além de textos de trabalhos premiados na Mostra de Astronomia do Espírito Santo e traduções de artigos seminais da física. A atual edição, por exemplo, conta com uma tradução do alemão para o português do icônico artigo de Max Planck sobre a quantização da energia, um dos textos fundadores da mecânica quântica.
A revista recebe submissões espontâneas de artigos científicos sem fazer restrição ao nível de formação dos autores, fomentando um periódico acadêmico que possa atender principalmente os jovens pesquisadores e estudiosos em geral. Trabalhos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso, podem ser transformados em artigos que visem a divulgação científica e/ou a revisão bibliográfica de um tema, não sendo estritamente obrigatório a originalidade em resultados de pesquisas. Todas as submissões são avaliadas por pares no tradicional sistema à cegas, garantindo não a qualidade dos artigos publicados mas também a lisura do processo editorial.
A nova edição pode ser acessada pelo link: https://periodicos.ufes.br/astronomia/issue/view/1522, assim como o caminho para as edições anteriores.