Mostra de Ciências do CCE entre 22 e 25 de novembro

Gostaríamos de convidar a todos os Professores, TAEs e estudantes para participar da tradicional Mostra de Ciências do CCE que será entre os dias 22 e 25 de novembro.

A abertura da Mostra será na próxima segunda feira (21/03) as 15:30 hs com a palestra “Pós-verdade e negacionismos: por que a Ciência precisa ser defendida”, feita pelo professor Ernani Vassoler Rodrigues do Departamento de Física da UFES.

Resumo
A Ciência é marcada pela presença de um compromisso com fatos e evidências que  sustentam seus argumentos e conclusões. Ao mesmo tempo, essa mesma Ciência permeia, de diferentes modos, o cotidiano das pessoas e, por isso, se configura como um discurso. Ao longo dos últimos dois séculos, a Ciência se consolidou como melhor caminho para orientar tomadas de decisão, especialmente em tempos de crise. Entretanto, em eventos mais recentes, como na pandemia de COVID-19, o status da Ciência parece ter sido colocado em cheque. Nesta palestra, faremos uma articulação entre o conceito de Pós-verdade (explorado por Lee McIntyre) e os discursos negacionistas da Ciência (abordados por Naomi Oreskes) a fim de entendermos suas implicações e de produzirmos uma defesa menos ingênua da Ciência.

Mini CV
Professor no Departamento de Física da UFES e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFES. Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Física pela UFES e Doutor em Educação Científica pela USP com período sanduíche na Graduate School of Education da Universidade da Califórnia em Berkeley. Autor de livros didáticos do PNLD atual (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Desenvolve pesquisas no âmbito da educação científica em temas como: desenvolvimento conceitual da Física; ciências das redes complexas voltada à análise da sala de aula; interface Ciência e Arte na produção de cultura científica; Física da música, da fotografia, do cinema stop-motion, da luz e das cores; divulgação e popularização da ciência; ensino da Física em espaços não-formais; e produção de soluções de baixas tecnologia e custo aplicadas ao ensino das Ciências da Natureza.

Clique aqui e veja o cartaz do evento.