Especial: Palestras no CCE sobre estudos estatísticos da Covid-19 no dia 02/09 às 09:30h

O Colegiado do Curso de Estatística convida todos para as palestras ministradas pelos professores convidados Hemílio Fernandes Campos Coêlho (DEST-UFPB) e Mario Ernesto Piscoya Díaz (IME-UFG).

Data: 02 de setembro de 2022

Horário: 09:30h

Local: Prédio Didático, Sala 06.

- Experiências com Inquéritos Sorológicos para COVID-19 no Estado da Paraíba

Resumo: Nos anos de 2020, 2021 e 2022, a pandemia de COVID-19 contribuiu para que diversas abordagens científicas fossem consideradas para se buscar evidência acerca dos níveis de transmissão da doença. O objetivo deste seminário é apresentar experiências bem sucedidas relacionadas à pesquisas por amostragem realizadas para estimação de prevalências relacionadas à COVID-19 no Estado da Paraíba. Através de uma parceria entre o Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB e o Governo do Estado da Paraíba, dois inquéritos sorológicos foram realizados para estimar a prevalência da COVID-19: O primeiro inquérito, intitulado "Pesquisa Continuar Cuidando" foi realizado entre 3 de novembro e 22 de dezembro de 2020, que considerou uma pesquisa por amostragem de domicílios em todo o Estado, e que coletou dados sociodemográficos e dados sobre sintomas, além de aplicar testes rápidos e do tipo RT-PCR para diagnóstico de COVID-19. A amostra total de 394 setores censitários foi estratificada em quatro macrorregiões do estado, e subdividida de forma balanceada nesses estratos para coleta ao longo de 8 semanas de pesquisa, considerando uma amostra final de aproximadamente 9.700 pessoas. O segundo inquérito, intitulado "Pesquisa Continuar Cuidando - Educação", está sendo realizado no período de Novembro de 2021 a Setembro de 2022, e considera um plano de amostragem estratificada por conglomerados em dois estágios, considerando como estratos de interesse os 4 níveis de ensino (infantil, fundamental, médio e superior) de escolas públicas e privadas, além de universidades públicas e privadas do Estado da Paraíba. No total, serão entrevistados e testados 5.600 discentes e 2.800 docentes em cada nível de ensino. Cada inquérito contribuiu para que o Governo do Estado da Paraíba tenha acesso a indicadores que permitiram tomar melhores decisões sobre políticas públicas relativas à gestão da pandemia e informar à sociedade sobre a evolução da doença naquele estado. Todos os cuidados sanitários foram tomados para proteção da equipe de entrevistadores e profissionais de saúde envolvidos na coleta, bem como dos participantes de cada inquérito.

- Excesso da Mortalidade Regional pelo COVID-19 durante o ano de 2020. Uma análise para países de América Latina

Resumo: Neste trabalho, é mensurado o efeito da pandemia de COVID-19 a nível nacional e subnacional em alguns dos países da América Latina, especialmente aqueles que foram mais afetados por ela, como são: Brasil, Chile, Equador, Guatemala, México e Peru. Foram utilizados os dados mensais de  mortalidade para 2020 e anos anteriores. Com o objetivo de mensurar o impacto da pandemia foi utilizado como indicador o excesso de mortalidade em cada país e suas diferentes regiões. Comparamos a mortalidade, tanto a nível de país quanto a nível subnacional, em 2020 com os níveis de mortalidade de períodos recentes e fornecemos uma estimativa do impacto da mortalidade sobre a expectativa de vida ao nascer.Os resultados sugerem que desde Abril 2020 a mortalidade excede seu nível usual de comportamento mensal nas diferentes áreas geográficas de cada país. Em México e Peru, o excesso de mortalidade se disseminou através de diferentes áreas para a segunda metade de 2020. Também observamos que na medida em que a pandemia avançava, o excesso de mortalidade ficava mais visível em áreas com as piores condições sanitárias e socioeconômicas. Estima-se que esse excesso de mortalidade tenha reduzido a esperança de vida ao nascer entre 2 e 10 anos nos países analisados. Ainda, quando existe uma falta de acurácia nas informações de mortalidade por COVID-19, o excesso de mortalidade é um indicador útil para mensurar os efeitos da pandemia, em especial nos países de América Latina que se caracterizam por apresentar problemas de registro na causas básica de morte em seus sistemas de estatísticas vitais.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.