Edição dos "Cadernos de Astronomia": anais da Conferênica "Astrocientistas"

Acesse o endereço eletrônico da revista em https://www.periodicos.ufes.br/astronomia/

A revista “Cadernos de Astronomia” lança número especial com trabalhos do evento científico “As Astrocientistas: Encontro Brasileiro de Meninas e Mulheres da Astrofísica, Cosmologia e Gravitação”. Este evento é uma celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Este projeto é uma iniciativa para homenagear mulheres que superaram dificuldades históricas e se destacaram em uma área predominantemente masculina, e em particular, dar visibilidade às pesquisadoras brasileiras nas áreas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação.

A revista Cadernos de Astronomia é uma publicação semestral do Núcleo Cosmo-Ufes da Universidade Federal do Espírito Santo em colaboração com pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e da Universidade Federal de Ouro Preto. A revista visa divulgar para o público amplo o conhecimento das áreas da astronomia, cosmologia e gravitação. O conteúdo da revista está licenciado sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional e todos os artigos estão disponibilizados gratuitamente.

Cada edição conta com uma seção temática com curadoria do corpo editorial e artigos escritos por pesquisadores com reconhecimento na área. Os temas das últimas edições foram: Gravitação (V.1 n.1), Matéria Escura (V.2 n.1), Ondas Gravitacionais (v.2 n.2), Universo em Expansão (V.3 n.1), Astrobiologia (V.3 n.2), Buracos Negros (V.4 n.1), Universo Primordial (V.4 n.2), Galáxias (V.5 n.1).

Além disso, a revista recebe manuscritos por submissão espontânea, os quais são processados com avaliação às cegas por pares. Os artigos aceitos são distribuídos entre as seções da revista, a saber, Divulgação Científica & Sociedade, Artigos, Ensino, e Textos Clássicos.