Solicitar Aproveitamento de Estudos, Dispensa e Transformação de Disciplina Eletiva (Resoluções 23/97, 57/2000 e 54/2010 CEPE)

Prezado(a) Aluno(a) do CCE, antes de acessar e preencher o requerimento, leia as instruções abaixo:

⇒  Procedimento para Aproveitamento de Estudos

Documentação exigida:

⇒ Para disciplinas cursadas na UFES, seja para aproveitamento ou transformação:

1. Basta encaminhar o Formulário para Requerimento de Aproveitamento de Estudos, se não houver pedido de dispensa no mesmo requerimento.
  2. Caso perdurem dúvidas, não preencha e não instrua o processo antes de entrar em contato com a Secretaria Acadêmica para sanar as dúvidas pelo telefone 27 4009-2478 ou 2482.

Formulário de Solicitação:  abra o pdf editável, preencha o requerimento e salve o arquivo como: "Requerimento de Aproveitamento de Estudos - <seu nome completo>.pdf".
O Formulário acima deverá ser assinado e enviado junto com a documentação de cada caso através do Formulário de Envio de Solicitação.

ATENÇÃO:

1. Toda a documentação deverá ser enviada com assinatura eletrônica (caso não saiba como fazer, leia as instruções abaixo), através do Formulário de Envio de Solicitação, na forma de arquivo digital, no formato “pdf”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 arquivos de no máximo 5 Megabytes cada;
  2. Certifique-se de que está logado no e-mail Institucional.

⇒ Para disciplinas cursadas em outra IES (pedido de dispensa):

1. Formulário para Requerimento de Aproveitamento de Estudos (para disciplinas que tenham sido cursadas fora da UFES não é necessário preencher o código, caso ele não exista);
  2. Histórico Escolar Atualizado;
  3. Programas das Disciplinas Cursadas;
  4. Estrutura Curricular do Curso;
  5. Número do ato de autorização ou reconhecimento do Curso e da Instituição e respectivas datas de publicação no Diário Oficial da União (geralmente a informação consta no Histórico).

ATENÇÃO:

2. Certifique-se de que está logado no e-mail Institucional.

Assinatura Eletrônica

Para realizar esta solicitação, é necessário que você providencie a sua Assinatura Eletrônica. A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Uma das opções, é a utilização da Assinatura Eletrônica do Governo Digital (gov.br), descrita a seguir:

1. Orientações com as etapas para criação da sua Assinatura Eletrônica
  2. Portal de Assinatura Eletrônica

Diferenças entre Aproveitamento, Dispensa e Transformação de disciplina eletiva em optativa:

1. Aproveitamento de disciplinas: quando a disciplina é cursada na UFES e existe a equivalência no PPC do curso;
  2. Dispensa de disciplinas: quando a disciplina é cursada em outra IES e é compatível com a ementa e carga horária do PPC do curso;
  3. Transformação de disciplina eletiva em optativa: é necessário que essa disciplina tenha sido cursada no seu atual vínculo com a UFES. Ou seja, com sua matrícula atual. Disciplina eletiva é a disciplina que não pertence à grade curricular do curso do aluno (Resolução 57/2000 CEPE e 54/2010 CEPE Art. 6º).

Art. 3º Res 23/97. O aproveitamento de estudos levará em conta a equivalência dos programas e da carga horária, bem como os prazos de validade das disciplinas, definidos pelo Colegiado de Curso.
Parágrafo único. Em caso de diferenças nos programas ou na carga horária, o Colegiado do Curso decidirá avaliando os possíveis prejuízos para a formação do estudante e ponderando também o custo de repetições desnecessárias.